Desde que o Stories foi lançado muita coisa mudou no Instagram. Todo mundo usa ele, mas na prática, você sabe como funciona o Engajamento no Insta Stories?
Talvez essa pergunta não pareça tão comum, ou mesmo, não faça parte do seu dia-a-dia. Mas entender como o Stories realmente funciona, como ele vai afetar seus fãs e qual a relevância dele na criação dos seus posts, é muito mais do que simplesmente aplicar adesivos e legendas em fotos que duram um dia.
A IMPORTÂNCIA DO STORIES
Falar sobre o Insta Stories era um desejo que tínhamos desde que começamos a utilizar a nova ferramenta. Isso porque desde o início imaginamos que a ela traria muitas possibilidades de engajamento e de novos dados para os perfis do Insta.
Passamos então e fazer muitos testes. Experimentamos postagens nos moldes comuns do insta, postagens chamando as pessoas para ver o que temos no feed, postagens mais descontraídas, postagens que se complementam em várias histórias sequenciais, imagens, vídeos, desenhos feitos com lápis coloridos. Em outras palavras, tentamos explorar a ferramenta ao máximo!
O que percebemos é que o Stories se comunica muito mais com nossos fãs. As pessoas se sentem mais à vontade para responder ou comentar o que pensam quando sabem que as respostas vão para o chat direct ao invés do chat aberto.
Além disso, percebemos que as pessoas que abrem o Stories e que esperam para ver todas as histórias seguintes, são aqueles que realmente tem interesse em nosso conteúdo.
E é nesses dados que estão as maiores qualidades da ferramenta até agora.
O ENGAJAMENTO DO INSTA STORIES
Como já adiantamos, nesta matéria não vamos dar destaque ao utilitários de postagem que o Insta Stories oferece, como adesivos e filtros, mas na importância estratégica dele.
E nesse ponto, os Stories se tornaram uma ferramenta poderosíssima!
Imagine que agora você pode se comunicar de maneira muito mais direta, verdadeira e pessoal com seus fãs, sejam eles amigos ou clientes.
Isso quer dizer que as postagens podem ser “mal feitas” agora?
Não! O que isso significa é que agora você deve analisar ainda mais quem são seus fãs de verdade. Se fizer isso, você estará cativando seu perfil de seguidores reais e é neles que você deve concentrar seu esforço.
Mas como fazer essa análise? É apenas no “olhômetro”?
Bom, percepção é sempre um talento importante no trabalho de redes sociais. Mas uma das vantagens do Stories, e talvez a maior delas, é que você pode usar ele como termômetro de engajamento.
Basta observar e calcular. Quantos fãs você tem no seu Insta? Quantos deles curtem as suas postagens? Quantos estão abrindo os seus Stories? Quantos estão vendo seus Stories até o fim?
Com esses números você saberá sua porcentagem de fãs reais e quais seus interesses. A partir daí, você conhecerá o perfil de quem se interessa em você (homens? mulheres? possíveis clientes? antigos clientes?) e qual o principal objetivo deles ao seguirem você (belas fotos? referência profissional? algum produto específico? curiosidade pelo q vc faz?).
Esses dados são muito valiosos e uma boa análise deles tem valor inestimável!
QUAL O PRÓXIMO PASSO?
A próxima etapa é criar! Utilizar tudo que a ferramenta oferece com conhecimento e propriedade sobre os seus fãs reais.
Já citamos aqui várias estratégias de criação que utilizamos desde o lançamento do Stories e ainda estamos analisando algumas para dar uma dica recheada para você em um próximo SocialTalk.
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