Essa semana o SocialTalk vem com uma informação importante e que levanta um grande debate sobre Celulares e o Acesso à Internet no Maranhão.
Por isso montamos uma matéria bem diferente e cheia de dados, com o objetivo de mostrar para você qual a situação atual do Estado do Maranhão em relação à internet e ao uso dos celulares em nas residências maranhenses.
O Maranhão em último lugar
Quando falamos em acesso à internet, nosso Estado fica em uma mais lanterna. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), no último Levantamento do Suplemento de Tecnologia de Comunicação (TIC) realizado em 2015.
A pesquisa foi publicada pelo IBGE e mostrou que o Maranhão tem a pior taxa de acesso à internet do país, apenas 33,1% do Estado possui acesso à internet, sendo que a média nacional é de 57,8%. A pesquisa considera por acesso à internet, qualquer dispositivo capaz de acessar a rede, podendo ser por celular, tablet, computador ou qualquer outro.
O uso do celular
Em todo o cenário nacional o uso de celular para acessar a internet tem crescido bastante. No caso do Maranhão, essa realidade é ainda mais relevante, pois das residências que possuem acesso à internet no Estado 97,9% delas acessam via celular.
Além do Maranhão, os outros Estados que aparecem com mais da metade da população acessando a internet apenas por celular são Piauí, Amazonas, Roraima, Acre, Amapá e Sergipe.
Acesso à Internet no Maranhão
O foco pesquisado pela Pnad está em distinguir tanto os dispositivos quanto a quantidade de acesso realizado em cada Estado. A pesquisa vem sendo realizada há muitos anos, a fim de se analisar a progressão desses dados e isso trouxe outros dados sobre o nosso Estado.
Em 2005, apenas 4,06% das residências no Maranhão possuíam microcomputador e apenas metade destes tinham acesso à internet. Em 2013 esse número subiu para 15,96% de residências com microcomputador com acesso à internet. Mas em 2015 essa margem caiu para 13,97%. Demonstrando que o uso de celular está sendo mais utilizado que o de computador.
O maior fator para esses resultados se dá por causa da renda média dos cidadãos maranhenses, já que foi possível observar que os Estados com maior renda possuem maior utilização de internet. Para o IBGE, a renda explica a dificuldade de acesso à internet e por isso os smartphones estão crescendo em proporção, graças ao seu seu preço mais acessível.
E você? O que acha que o Maranhão precisa fazer para melhorar o acesso à internet?